As propagandas cada vez mais exaltam a alta tecnologia, o visual renovado, as inovações no design, os avanços na funcionalidade dos produtos eletro/eletrônicos, e esquecem-se do primordial, que é dizer que nossos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos estão se tornando praticamente descartáveis.
O mundo da tecnologia gira depressa, tal qual o mundo consumista, os aparelhos ficam velhos, ultrapassados, obsoletos, num piscar de olhos. Novos lançamentos são anunciados a todo instante, a qualidade dos materiais utilizados cada vez mais, não são projetados para longa duração.
Atualmente, os produtos ditos duráveis, são na verdade de péssima qualidade, frágeis e de uma durabilidade diminuta.
O ciclo de vida dos eletrônicos está resumido a um ano, já que no mínimo uma vez por ano, são lançados novos e moderníssimos aparelhos e suas atualizações, que encantam os consumidores a fazer a troca mesmo que desnecessária.
Contudo a falta de qualidade dos nosso produtos, aliada a péssima e cara assistência técnica e a nossa morosa reposição de peças por parte da indústria ( que não tem nenhum interesse nos reparos), o briga os consumidores a trocarem seus aparelhos com uma periodicidade regular, tornando a vida útil destes aparelhos de 1 a 4 ou 5 anos em média.(Não significa uma regra, existem raras exceções, se você der sorte.)
Os produtos atuais, se comparados ao mais antigos não duram absolutamente nada, minha mãe tem até hoje sua primeira e única máquina de lavar roupas Brastemp (deve ter aproximadamente uns 30 anos), já passou por alguns pequenos reparos, mas está inteira, em perfeito estado de funcionamento, e raramente apresenta algum defeito sério. Eu perdi as contas de quantas máquinas de lavar roupas, já tive na minha breve jornada de dona de casa.
Esta semana comprei mais uma, agora uma Eletrolux, vamos ver qual marca vai bater o recorde de apresentar defeito mais rapidamente.
A penúltima foi uma GE, em quatro anos quebrou quatro vezes, mas sempre o mesmo defeito gravíssimo, custoso e demorado para consertar. Desisti!
A ante penúltima, foi uma Brastemp, ninguém conseguia descobrir o defeito, algo furava a mangueira, que tinha que ser trocada, sem brincadeira, "toda semana", e a lavanderia vivia com uma constante cachoeira particular. Surtei!
As demais já fiz questão de esquecer, nem me lembro mais...
Minha lava louças Brastemp, foi desenganada pelos técnicos, está vivendo graças aos aparelhos e só tem 6 aninhos, tadinha! O micro ondas tem a mesma idade e está precisando urgente de uma cirurgia plástica interna total, está totalmente empipocado.
Agora, diante de toda esta montanha de lixo tecnológico sendo despejada aos milhares pelo planeta, os governantes não tomam providências contra estas empresas que estão contribuindo cada vez mais com a poluição do nosso meio ambiente, e com a devastação do nosso bolso?
Mais do que nunca, agora é a hora de reciclar, de reaproveitar, de reutilizar materiais, de fazer equipamentos mais duráveis, de reparar, de atualizar os antigos... estou errada?
HELLO !!! ... Será que não enxergam isso? Ou tem alguma vantagem debaixo do tapete que eu inocentemente desconheço, só pode!?...
Sim os aparelho estão cada vez mais descartáveis. É o tal lance que estão também sempre lançando um modelo novo, uma invenção nova, uma variação da mesma coisa. Veja a TV que antes era só TV, e agora tem de Led, Plasma, bla bla bla... rs
ResponderExcluirMinha máquina deu o que tinha que dar, e só tem 6 anos... rs
Beijocas