Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
QUEM SOU EU? ... Artesã, meio autodidata. Corinthiana. Apaixonadíssima por artes e artesanato, casada com um super-maridão, mãe de 3 meninos maravilhosos. Dona de uma imaginação produtiva, inventiva e criadora, sempre sonhei em fazer da arte minha profissão. Criei este blog para compartilhar minhas obras e tantas outras maravilhas que encontrar por aí...

Introdução

PARABÉNS!!

Você acaba de entrar no Vida de Rata, o melhor blog do mundo, segundo minha mãe! RSRSRS...

Embarque no meu mundo particular, nos meus domínios, onde tudo o que quero é possível, aqui você vai encontrar o mundo de uma dona de casa louca, mas com muito glamour, vai viver comigo meu passado, meu presente e meu futuro, vai participar dos meus problemas, das minhas tempestades em copos d’ àgua, vai conhecer minhas decisões, opiniões, meus sonhos, minhas loucuras, minhas dúvidas e minhas bobeiras, verá que alguns dos meus dias são cinzas e nublados em compensação outros são multicoloridos...

Aqui na minha toca, você pode comentar, opinar, criticar, concordar ou discordar, (só não vale ofender), isso não significa que vou mudar de opinião ou atitude, sou teimosa, determinada, persistente, metódica, obstinada, contudo, também posso ser mutável, mas isso, só acontece por mim mesma, não mudo por nada, nem por ninguém. Cabeça dura, eu¿!¿...

Falo e faço sempre o que quero e o que penso, sem medo do que os outros vão dizer, já foi o tempo em que a opinião alheia, me incomodava. Já me senti o patinho feio, já fui Cinderela, agora sou uma pacata Rainha do lar, criando sua grande e amada prole.

Apaixonada por animais, ligada na leitura e na escrita, observadora e tagarela, contadora de histórias, às vezes, a minha se mistura ao texto, outras são meramente opiniões sobre aquilo que vejo e sinto, curiosa e inventiva, louca pela família, extravagante até a raiz, e simples de coração, é assim que me vejo.

Acho que o nome Rata, me cai bem! Por quê¿

Ora...porquê sim!!

Veja você mesmo, não se acanhe, entre e sinta-se à vontade, seja muito bem vindo!

As páginas da minha vida o aguardam de portas abertas !

Dona Rata

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"
EU ?! EGOCÊNTRICA ??!! ...

SIMONE AUDREI /Dona Rata

SIMONE - Origem: Hebraico Significado: aquela que ouve. AUDREI - Origem: Teutônico Significado: diminutivo de Alda, que significa: velha, sábia e rica.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Paixão pelas palavras !! ...

  A  PALAVRA





"Minhas palavras são confusas na maior parte do tempo. Muitas vezes encontro em outras palavras que não as minhas; inspiração, conforto e crescimento que somam e raramente subtraem palavras.



Sorvo palavras como quem mata a sede numa fonte fresca. Sempre existirão palavras que puxem as minhas, que as arranquem da minha alma que levo tão entorpecida.


Uma simples palavra no momento certo é capaz de trazer luz onde a escuridão nos oprimia, o silêncio nos sufocava, o desamor nos mantinha em abandono e nos fazer crer que, parafraseando a palavra do poeta, "tudo vale a pena se a alma não é pequena".


Tudo vale a pena porque a palavra é grão ...."



(Texto retirado da internet - desconheço o autor)







ARREMESSO DE PALAVRAS!



" Há palavras levadas pelo vento

há de alegria
e contentamento
de tristeza
e sentimento...
Há palavras
que apenas são
discursos vãos
promessas vagas...
Há palavras amigas
bondosas
e eloquentes...
Há-as arremessadas
como pedras
Que ferem
que matam
na boca de bem falantes
para enganarem quem querem ..."



                  (Manuel Marques) 





Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida ...""





 "Nem sempre os próprios pensamentos são passíveis, com sucesso, de serem traduzidos em palavras." 

(Nietzsche)


"Nem toda palavra é aquilo o dicionário diz! "

(Fernando Anitelli



"Minha liberdade é escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo."

 (Clarice Linspector









  "Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal      interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."

                                                                                                                                ( Oscar Wilde)





As Palavras


São como um cristal,

as palavras.

Algumas, um punhal,

um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.



Secretas vêm, cheias de memória.

Inseguras navegam:

barcos ou beijos,

as águas estremecem.



Desamparadas, inocentes,

leves.

Tecidas são de luz

e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.



Quem as escuta? Quem

as recolhe, assim,

cruéis, desfeitas,

nas suas conchas puras?


(Eugénio de Andrade)




"As palavras são o fio de ouro do pensamento"
(Sócrates)




"As palavras têm sexo. Casam-se. Esse casamento chamamos de estilo."
(Machado de Assis)





Tenho uma relação de paixão com as palavras desde a mais tenra idade, aprendi a falar muito precocemente ...sinto que as palavras são parte de mim, falava bem e muuuuiiito e continuo falando , talvez não tão bem, mas muuuuito, adorava cantarolar, conversar, questionar ... Mais tarde um pouco, iniciei um hábito que cultivo até hoje, o de ler dicionários (parece coisa de doido né ?!), mas sempre gostei de pesquisar sobre as palavras, investigar suas origens, seus significados, seu sinônimos ...isto me auxiliou muito nas aulas de redação e nas provas dissertativas durante toda minha vida escolar e depois profissional.
Amo ler e escrever, meto-me a escrever embora tenha muuuuito a aprender ...
Acho as palavras admiráveis, apaixonantes ...  sejam elas escritas, faladas, sussurradas, gritadas, murmuradas ...
Palavras são palavras ... nada mais?
Não ! As palavras fazem toda a diferença, ouvi ou li em algum lugar certa vez que "as palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade..." É verdade ! Depende de "quem" e "como" as articula ... As palavras têm  a força e o poder de abrir ou fechar portas, de apaziguar ou ferir, de aproximar ou afastar, de encontrar ou desencontrar ... as palavras podem , dependendo do contexto, se tornar ásperas, suaves, duras, delicadas, secas, devastadoras, ao ponto de ser quase possível sentí-las ou tocá-las ... as palavras podem persuadir, marcar, convencer, condenar, absolver, perdoar ... com um simples e inteligente jogo de palavras pode-se mudar toda uma situação ...
Soprando as palavras certas, elas possuem a força de tocar a alma e o coração ... Palavras "bem" ditas tornam-se benditas, palavras "mal" ditas tornam-se malditas ... Palavras mal colocadas podem provocar incêndios ... Palavras proferidas com ódio e rancor podem ferir como um punhal ... Palavras lançadas no ar carregadas de mentiras podem causar destruição avassaladora ...  Com a palavra iniciamos e findamos negócios e amores ...
Para alguns as palavras fluem ... desaguam ... derramam,  enquanto outros não verbalizam com a mesma desenvoltura.
Mas o importante é construir a vida com palavras boas, sensatas e principalmente otimistas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário