Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
QUEM SOU EU? ... Artesã, meio autodidata. Corinthiana. Apaixonadíssima por artes e artesanato, casada com um super-maridão, mãe de 3 meninos maravilhosos. Dona de uma imaginação produtiva, inventiva e criadora, sempre sonhei em fazer da arte minha profissão. Criei este blog para compartilhar minhas obras e tantas outras maravilhas que encontrar por aí...

Introdução

PARABÉNS!!

Você acaba de entrar no Vida de Rata, o melhor blog do mundo, segundo minha mãe! RSRSRS...

Embarque no meu mundo particular, nos meus domínios, onde tudo o que quero é possível, aqui você vai encontrar o mundo de uma dona de casa louca, mas com muito glamour, vai viver comigo meu passado, meu presente e meu futuro, vai participar dos meus problemas, das minhas tempestades em copos d’ àgua, vai conhecer minhas decisões, opiniões, meus sonhos, minhas loucuras, minhas dúvidas e minhas bobeiras, verá que alguns dos meus dias são cinzas e nublados em compensação outros são multicoloridos...

Aqui na minha toca, você pode comentar, opinar, criticar, concordar ou discordar, (só não vale ofender), isso não significa que vou mudar de opinião ou atitude, sou teimosa, determinada, persistente, metódica, obstinada, contudo, também posso ser mutável, mas isso, só acontece por mim mesma, não mudo por nada, nem por ninguém. Cabeça dura, eu¿!¿...

Falo e faço sempre o que quero e o que penso, sem medo do que os outros vão dizer, já foi o tempo em que a opinião alheia, me incomodava. Já me senti o patinho feio, já fui Cinderela, agora sou uma pacata Rainha do lar, criando sua grande e amada prole.

Apaixonada por animais, ligada na leitura e na escrita, observadora e tagarela, contadora de histórias, às vezes, a minha se mistura ao texto, outras são meramente opiniões sobre aquilo que vejo e sinto, curiosa e inventiva, louca pela família, extravagante até a raiz, e simples de coração, é assim que me vejo.

Acho que o nome Rata, me cai bem! Por quê¿

Ora...porquê sim!!

Veja você mesmo, não se acanhe, entre e sinta-se à vontade, seja muito bem vindo!

As páginas da minha vida o aguardam de portas abertas !

Dona Rata

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"
EU ?! EGOCÊNTRICA ??!! ...

SIMONE AUDREI /Dona Rata

SIMONE - Origem: Hebraico Significado: aquela que ouve. AUDREI - Origem: Teutônico Significado: diminutivo de Alda, que significa: velha, sábia e rica.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

"CURIOSIDADES SOBRE ESTES EXTRAORDINÁIOS FELINOS..."


A matéria a seguir é para aquelas pessoas que como eu, acham estes animais extraordinários, maravilhosos e exuberantes.

Gatos são animais cheios de habilidades e manias que todos parecem conhecer. Mas você sabe o que significa o seu ronronar? Ou por que, mesmo estando limpo, ele se lambe? E como ele consegue achar o caminho de volta para casa? As respostas para essas dúvidas mostram que, quando domesticados, esses felinos podem até parecer que perderam seus instintos, mas é só aparência, pois seguem sendo um dos bichos mais inteligentes que podemos ter dentro de casa.


Os gatos caem sempre de pé?

Quase sempre. Este reflexo está diretamente ligado ao cerebelo, e os gatos são os animais domésticos que têm esse órgão mais desenvolvido, explica Enrico Lippi Ortolani, professor titular da faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
O movimento se chama arco reflexo porque o percurso desde o estímulo externo até o cerebelo e de volta até as patas é em forma de arco. A partir da sensação de falta de equilíbrio, o gato inicia seu movimento para rotacionar o corpo de forma que as patas fiquem para baixo.






Os gatos comem ratos?

Nem todos comem, mas, pelo instinto predador, todos caçam. Diferentemente do cão, lembra Enrico Lippi Ortolani, professor da faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, na natureza, o felino é um caçador, e uma das coisas que ele mata nas ruas são ratos, entre outros pequenos roedores.
Quando o gato passa a ter comida em abundância, ele pode seguir caçando, mas não come suas presas. Além disso, o gato domesticado não aprendeu a caçar, habilidade ensinada pela mãe, conforme destaca Assis Carlos Camargo Alberts, professor de Zoologia da Unesp – campus de Assis. E mais, o bichano de estimação não sabe como preparar sua comida! Então, quando um gato leva sua caça para o dono, está tentando dizer: “Mamãe, prepara esse rango pra mim?” Um rato, por exemplo, precisaria ter seu couro cortado e seus músculos e órgãos exibidos para serem comidos.







É verdade que um gato sempre sabe voltar para casa?


O gato tem uma habilidade bastante desenvolvida para reconhecer o caminho de volta. De acordo com o professor de Zoologia da Unesp - campus de Assis-, Carlos Camargo Alberts, informações visuais para mapear o trajeto de ida e também faz um mapa acústico, com os ruídos, identificando volume, tom, distância etc.
“Além de usar esses dois mapas independentemente, o gato ainda faz uma ligação entre eles, como se, por exemplo, uma determinada imagem ficasse ligada a um determinado som”, complementa o professor. Assim o bichano tem muitos elementos para guiá-lo e, portanto, mais facilidade para achar o caminho de volta.




Qual o menor e o maior gato que já existiram?

As três maiores raças, segundo o professor de Zoologia da Unesp, Carlos Camargo Alberts, são o maine coon (do norte dos Estados Unidos), o norueguês das florestas e o rag doll da Califórnia). Eles podem pesar até 15 quilos.
Uma das menores raças é o pelo curto brasileiro, que pesa abaixo de 5 quilos. É uma raça resultante do cruzamento entre espécies trazidas de Portugal com as de outros países. Nem toda mistura se manteve, mas um determinado padrão caracteriza os vira-latas brasileiros, que têm pelo curto, cor mesclada, são dóceis, inteligentes e dificilmente adoecem.





Quantas raças de gatos existem?

De acordo com a Associação Internacional de Gatos (TICA, na sigla em inglês), 55 raças de gatos são reconhecidas para fins de competição. Mas há outras raças reconhecidas por criadores que nem toda associação registra, além de haver formas diferentes de classificações por cada entidade (existem raças e sub-raças, por exemplo).







Quando o gato se lambe, ele está “tomando banho”?


Não está errado dizer que ele está se limpando, mas o conceito de limpeza para o gato é mais amplo que o nosso. Carlos Camargo Alberts, professor de Zoologia da Unesp, chama a atenção para casos em que o gato não está aparentemente sujo e, mesmo assim, se lambe. Nestes momentos, ele está limpando seus sensores tácteis. Ao longo do seu corpo, o gato tem pelos diferenciados, chamados vibrissas, que são alongados e com terminações nervosas em sua base (os bigodes são um exemplo).
As vibrissas ao longo do seu corpo servem para saber se ele consegue caber em determinado lugar, por exemplo. Por fatores externos, como o vento, elas podem ficar sobre-excitadas, dando a impressão de estar sentindo algo que não está ali. Para dessensibilizar as vibrissas, o gato se lambe. Em dias mais quentes, a saliva também pode ter o papel de aliviar o calor.







É errado cortar os “bigodes” de um gato?

Sim! Cortar as vibrissas de um gato (nome correto para os seus bigodes) pode significar a perda de sensibilidade para o coitado. Ele fica desorientado, sem saber de onde vem o vento, por exemplo - habilidade necessária para sentir o cheiro das suas presas. O gato pode até ficar tonto, perdendo total o contato o ambiente em que está.














Por que o gato ronrona?

O ronronar é uma forma de comunicação entre os felinos pequenos. Em geral, acontece entre mãe e filho ou entre gatos amigos, manifestando o desejo de manter os laços. O gato domesticado acaba ronronando com o ser humano, normalmente em situações tranquilas. De acordo com o professor de Zoologia da Unesp, Carlos Camargo Alberts, o ronronar já foi registrado em situações de dor. “Não sabemos se se trata de uma manifestação da dor ou se seria para chamar a mãe numa tentativa de se livrar dessa dor”, explica o professor.
Um gato da Inglaterra entrou para o Guinness World Records pelo ronronar mais alto do mundo. O ruído de Smokey (foto) alcançou 73 decibéis, dezesseis vezes mais alto do que o ronronar médio de um gato doméstico. Jornalistas têm comparado seu ronronar ao som de um Boeing 747 a 1,5 km de distância.




















Uma gata pode dar à luz filhotes de pais diferentes?


Sim e é muito comum. Durante o início do cio, que ocorre mensalmente, a gata seduz os machos - com miados intensos e um andar mais lento que parece até um rebolado -, mas não copula.
Passados três dias, quando todos os gatos da vizinhança já estão em sua volta, a fêmea cruza. Com todos! Ela faz isso para evitar o infanticídio entre adultos e filhotes - o macho que não consegue copular tende a matar os recém-nascidos para antecipar o próximo cio da fêmea, que não acontece enquanto ela está aleitando. Como todos podem ser pais de seus rebentos, nenhum deles vai atacá-los. Pelo contrário, ela garante assim mais proteção à ninhada.


É verdade que gatos e cachorros se odeiam?


Não é que eles se odeiem, eles simplesmente não se entendem. O professor de Zoologia da Unesp Carlos Camargo Alberts explica que ambas espécies têm suas maneiras próprias de se acertar entre si.
“Tem a ver com cheiro, com a maneira de chegar perto. Dois gatos quando se encontram resolvem como será a relação: se vão se dar bem ou brigar e cada um seguir pro seu lado. Entre cachorros é o mesmo”, comenta. Mas não quer dizer que gatos e cachorros não podem viver numa boa. Da mesma forma que um gato entende e se relaciona com o ser humano, ele pode eventualmente se dar bem com um cão.




(Matéria retirada do site http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/gatos//)





Um comentário:

  1. Tive uma excelente aula sobre os gatos. Lindo post esse. Confesso que esses detalhes me eram desconhecidos.

    Bjs.

    ResponderExcluir