Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
QUEM SOU EU? ... Artesã, meio autodidata. Corinthiana. Apaixonadíssima por artes e artesanato, casada com um super-maridão, mãe de 3 meninos maravilhosos. Dona de uma imaginação produtiva, inventiva e criadora, sempre sonhei em fazer da arte minha profissão. Criei este blog para compartilhar minhas obras e tantas outras maravilhas que encontrar por aí...

Introdução

PARABÉNS!!

Você acaba de entrar no Vida de Rata, o melhor blog do mundo, segundo minha mãe! RSRSRS...

Embarque no meu mundo particular, nos meus domínios, onde tudo o que quero é possível, aqui você vai encontrar o mundo de uma dona de casa louca, mas com muito glamour, vai viver comigo meu passado, meu presente e meu futuro, vai participar dos meus problemas, das minhas tempestades em copos d’ àgua, vai conhecer minhas decisões, opiniões, meus sonhos, minhas loucuras, minhas dúvidas e minhas bobeiras, verá que alguns dos meus dias são cinzas e nublados em compensação outros são multicoloridos...

Aqui na minha toca, você pode comentar, opinar, criticar, concordar ou discordar, (só não vale ofender), isso não significa que vou mudar de opinião ou atitude, sou teimosa, determinada, persistente, metódica, obstinada, contudo, também posso ser mutável, mas isso, só acontece por mim mesma, não mudo por nada, nem por ninguém. Cabeça dura, eu¿!¿...

Falo e faço sempre o que quero e o que penso, sem medo do que os outros vão dizer, já foi o tempo em que a opinião alheia, me incomodava. Já me senti o patinho feio, já fui Cinderela, agora sou uma pacata Rainha do lar, criando sua grande e amada prole.

Apaixonada por animais, ligada na leitura e na escrita, observadora e tagarela, contadora de histórias, às vezes, a minha se mistura ao texto, outras são meramente opiniões sobre aquilo que vejo e sinto, curiosa e inventiva, louca pela família, extravagante até a raiz, e simples de coração, é assim que me vejo.

Acho que o nome Rata, me cai bem! Por quê¿

Ora...porquê sim!!

Veja você mesmo, não se acanhe, entre e sinta-se à vontade, seja muito bem vindo!

As páginas da minha vida o aguardam de portas abertas !

Dona Rata

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"
EU ?! EGOCÊNTRICA ??!! ...

SIMONE AUDREI /Dona Rata

SIMONE - Origem: Hebraico Significado: aquela que ouve. AUDREI - Origem: Teutônico Significado: diminutivo de Alda, que significa: velha, sábia e rica.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

'SE NÃO PODE COM ELES, JUNTE-SE A ELES..."

Adolescentes, como lidar com eles?


"Se não pode com eles, junte-se a eles",  ou ao menos tente, é mais ou menos isto, que venho tentando arduamente fazer com os meu "aborrecentes" caseiros, procuro me aproximar, participar,  conversar,  me atualizar, modernizar,estou sempre aberta e presente para qualquer coisa  que precisem.


Levo pra balada, vou buscar, dou carona para os amigos, abro minha casa para as festinhas da galera, empresto roupas, transformo meu lar em albergue, ouço desabafos, me arrancam  conselhos, procuro me integrar, interagir, ser amiga, mas ... adolescente é um bicho diferente, quando se trata deles, nada parece bom o suficiente.


Como é difícil para nós pais, este período na educação dos filhos, chegamos a sentir saudade da época dos vómitos, das fraldas, das febres, do choro noturno ...
A tarefa de saber como se educar os filhos, já não é normalmente fácil, na adolescência as dificuldades são ainda maiores.


O diálogo com meu filho de 16 anos, está cada vez mais difícil, ou melhor, não se trata  mais de um diálogo, e sim de um monólogo, onde ele fala, ele pergunta, e ele mesmo responde. Não tenho o direito nem de concordar com ele, quanto mais discordar.


 O ser humano para enfrentar esta fase de transição da criança em adulto, deveria fazer como as lagartas, se fechar dentro de um casulo e sair somente quando a transformação estivesse completa.


Meu filho de 11 anos, também já começou a dar sinais que a tempestade se aproxima, sou mais perseguida por ele do que bruxa na inquisição. Não faço nada direito, não sei de nada, não entendo nada, sou a incompetência em pessoa, sou um verdadeiro alvo ambulante para suas farpas.
P.Q.P, ô ... fase complicada!


O mais velho, quando não esta com a galera, refugia-se no isolamento do seu quarto, trancafiado no escuro da sua batcaverna, quando sai de lá, lança um olhar impertinente, faz uma cara de pouco caso e quando perguntado por alguma coisa, resmunga por monossílabos ou então, balbucia algo como: "Ahh!! ??..." parecendo estar no mundo da lua.xx
Vive arrumando conflitos desnecessários, se acha dono do próprio nariz e acredita também ser o dono da verdade, nutre ciúme pelo pai e diz que não é querido por ele.


O outro, é um rebelde sem causa, triste e infeliz, tem a famosa "síndrome do filho de meio", ninguém me ama, ninguém me quer, principalmente eu, que sou pior que a Madrasta da Cinderela.


Atualmente me encontro dentro de uma revolução particular, onde estou sendo bombardeada por todos os lados, me sinto no olho do furacão.


Sou culpada pelo frio, pela chuva, pela nota baixa, pelo fim de um namoro ou até pelo fim do mundo, pela acne que surge de repente, pelo corte de cabelo que não deu certo, pela balada não ter sido boa ...
O que me consola é que apesar de inevitável,  felizmente esta é uma fase transitória.




Obs.: Ontem fui comparada a Glória, "Hipopótama do filme Madagáscar, "gorda e ainda me acho",
Pode ?!... Eu mereço ...

13 comentários:

  1. Muito bom seu texto, o diálogo é sempre o melhora caminho.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simone querida, adolescência é uma fase chata demais, tem que ter muiiiiiiiiiiiiiiita paciência porque com os hormônios a flor da pele eles acham que estão sempre corretos e nunca errados. Tem que andar pisando em ovos com eles!! Não é fácil.
    Mas lembre-se de uma coisa: a fase é dele, o adolescente é ele mesmo que ele queira te atingir dê risada para si mesma, é a melhor saída para não se machucar com algumas conversas!!

    bjokitas com muito carinho pra vc ;)

    ResponderExcluir
  3. É realmente complicado ser ré sem ter praticado qualquer crime. E assim se sentem as mães de adolescentes. Não há regras para se superar a fase. Eles são únicos. São amados. Mas se sentem
    fora do mundo dos pais. Mas vão e voltam. O aconchego e a confiança estão sempre a mostrar uma luzinha que não podem dispensar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não é uma fase fácil É preciso muito antes dessa fase, lá trás ir estabelecendo regras para que quando chegue nessa fase, elas possam conhecer limites. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Essa comparação foi "horrorosa" (rsrsrsrs).
    É uma fase difícil, mas passa com o amadurecimento.
    Não se sinta aborrecida, mas arme-se de paciência.
    O amor de mãe é poderoso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Simone

    Voltei para lhe oferecer um selo que recebi hoje. Chama-se desafio e está no
    carinhos-meus.blogspot.com

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Querida no seu blog pela primeira vez mal estou conseguindo minha mão sinto que vai quebrar no meio de tanta dor mais ñ quero sair sem deixar um carinho para você.
    Li sua postagem é triste seu relato referente a seus filhos.
    Hoje poucos pais tem historia diferente para contar.
    Agradeço a Deus por ter um filho como o meu amoroso ,carinhoso sempre falo com meu marido .
    Temos muito que agradecer a Deus pelo nosso filho.A nove anos namora uma boa moça já estão pagando o AP deles e deve casar daqui um ano.
    Esteja certa estarei orando pela sua familia Deus vai abençoar vc amiga.
    Um feliz final de semana beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Simone, ô fase viu?! A adolescência é isso mesmo, mas é porque, na verdade, está tudo muito confuso para os próprios adolescentes, é uma tal crise de identidade, é um querer fazer o que não pode para saber se é o que se quer, é uma sede por ter suas próprias experiências, é uma vontade desmedida de ser adulto, de dizer 'eu fiz, eu faço', é uma busca por um estilo, por uma vocação, por um amor incondicional que se idealiza como aquele que não só ama as imperfeições, mas que cala diante delas. É época de se rebelar, mesmo sem uma causa, é época de procurar qualquer causa. Você sabe, já passou por isso. E não é por mal. É época de bancar o durão, a durona, de querer ser o homem que a sociedade estereotipou, de se enquadrar em padrões e perfis por mais equivocados que sejam. E infelizmente, descobrir só depois, por uma queda, que não era bem assim. E mesmo assim, custar pra admitir que os pais avisaram. É não querer ouvir um 'eu avisei', e tampouco querer dizer 'obrigada por tentar me mostrar, você tava certa'. Mas é um amar de forma intensa. É se chatear, gritar, esmurrar paredes, chorar, dizer que não gosta, é um querer fugir, ir morar só, mas é um se arrepender depois, e desistir da ideia. É um dizer: "Eu sei que a minha mãe me ama, e eu tenho que curti-la, aceitá-la, amá-la, enquanto eu viver", nos momentos sãos. É tudo isso junto e muito mais.
    É uma fase complicada, mas bonita. No mínimo interessante. Perturbadora para ambos os lados, acredite. Mas a paciência, é a chave. E o amor, a solução.

    Amei a postagem, Si.
    Saudades!
    Beijos,
    te adoro!

    Débora.

    ResponderExcluir
  9. Ah, e lembre-se minha amiga: Você NÃO é culpada. Eles sabem que não. Você é que não deve esquecer. Difícil pedir perdão quando se é adulto, mas quando se está na adolescência, é uma tarefa ainda mais árdua. Às vezes, o pedido de desculpas só vem depois de muito tempo. Mas você deve estar preparada, para perdoá-los antes do pedido. E eu sei que o faz, sempre. Na mesma hora, até. Porque vejo que os ama muito. Mas Si, não encuca com isso não. É mal da idade. Você é uma ótima mãe, e eles te veem assim, mesmo que às vezes o orgulho não deixe que digam. Sabe o amor que você sente por eles, é tão grande que quase não cabe no seu peito não é? O deles por você, também. Se alguém ousasse fazer algo contra eles, você se tornaria uma leoa, não é? Eles seriam os leões guardadores, também. Há muito amor, apesar dos probleminhas cotidianos, ou mesmo das comparações chatas. Eu mesma, já falei coisas até mesmo cruéis para a minha mãe, e nossa, como me arrependi. Fui correndo pedir desculpas, dizer do quanto a amo, do quanto ela é uma boa mãe. Ela, claro, aceitou. Mas sei o quanto é duro ser mãe. E o quanto é lindo também. Já disse para a minha: "Mãe, tem a faculdade, os seminários, os amigos, a família, a igreja, pressão de um lado e do outro, tenho o blog, os meus desejos, as expectativas dos outros, os meus livros, os meus hobbies, tento tanto pra fazer, tanto para administrar, às vezes fico estressada e não converso muito, como antes, mas eu te amo e você é uma ótima mãe, nunca pense o contrário. (Daí pego no rosto dela e concluo), Tá me ouvindo? Você é uma ÓTIMA mãe, sei do que fez e faz por mim, e agradeço. Me perdoe pelas minhas falhas, e saiba que te amo, de verdade. Sempre. Vou estar aqui pra tudo.", mas sei, se eu relaxar um pouco, ela vai se sentir mal de novo. Não posso me dar o direito de deixá-la, de me trancar por uns dias. Quando eu precisei dela, ela sempre esteve, seria egoísmo me trancar quando ela precisa.
    Mas o que quero dizer, minha amiga, é que a mente dos adolescentes, está mais confusa do que imagina, nessas horas, é mais fácil jogar a culpa nos outros, na mãe, no pai, em quem for, em quem estiver mais perto. E como o amor que você sente é grande, fica ainda mais triste. Mas olha só, não fique. Você é linda e eles também acham isso, você é culpada por tornar a vida deles melhor, e eles também sabem disso. Agora, é preciso que você saiba.

    Beijos,
    Dé.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas lindas, obrigada pelas palavras de apoio, pelas orações e carinho. Sei bem, o quanto meus filhos me amam e o quanto os amo, mas à vezes, ou melhor sempre é bom botar pra fora o que nos incomoda, faz bem! E meu blog foi feito exatamente para isso para externar TUDO,o que se passa dentro de mim, sem restrições, mesmo que daí cinco minutos tudo já tenha mudado. O que muitas vezes acontece, devido minha inconstância, minha personalidade mutante.
    Meus filhos me amam tanto, que a psicóloga de um deles, já me disse que nunca viu uma coisa igual, e pessoas ... eles tem ciúme até de vocês e do blog .... RSRSRS ....
    Obrigada! Beijos e abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu ainda estou na fase dos vômitos e juro: não vejo a hora de que acabe. Mas, pensando bem, o que me aguarda não é muito melhor...adolescência é uma droga, tanto para os pais, quanto para eles próprios. Paciência. Respira fundo!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. No lugar deles, eu também teria, Si.
    Sou ciumenta, admito, rs. Tenho ciúme de todos que amo. E no caso deles, te amam muito e devem pensar: "Que chato, dividir a mamãe com esses blogueiros!", rs. Sei lá, eu pensaria mais ou menos assim.

    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Simone, antes de mais nada, saudações corithianas!Ái como sei exatamente como se sente! Mesmo com limites traçados cedo, mesmo com as bençãos divinas em tantos aspectos... Nos sentimos o lixinho do canto da parede, por esses moços e moças que estão apenas atravessando uma fase dificil, tb. Compactuo com vc das mesmas dúvidas, tentativas de diálogo, divido o trono de maior culpada do mundo, dos mesmos sentimentos dúbios, e também da grande alegria que vc não consegue deixar transparecer, do mesmo orgulho, da mesma força que nos invade repleta de amor em defesa de nossas crias. Estão numa fase dificil sim. Mas...São queridos e amados. E como as fraldas passam, essa revolução pessoal tb deve passar, sinto isso qd vejo flashs de amadurecimento e possibilidade de diálogo acontecendo. Dizem que filhos, ali alçados ao porto são construidos como barcos, depois navegam pela bacia próxima em tentativas e erros, e por fim ganham o mar aberto. Façamos dessas embarcações fortes, seguras, o mais belas possíveis. E só nos resta oferecer porto, quando o reparo for preciso. Adorei seu post e me senti mais forte para continuar a empreitada! rs* Sorte, sucesso... pois amor vc tem de sobra! Beijos e flores, Acácia.

    ResponderExcluir