Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
QUEM SOU EU? ... Artesã, meio autodidata. Corinthiana. Apaixonadíssima por artes e artesanato, casada com um super-maridão, mãe de 3 meninos maravilhosos. Dona de uma imaginação produtiva, inventiva e criadora, sempre sonhei em fazer da arte minha profissão. Criei este blog para compartilhar minhas obras e tantas outras maravilhas que encontrar por aí...

Introdução

PARABÉNS!!

Você acaba de entrar no Vida de Rata, o melhor blog do mundo, segundo minha mãe! RSRSRS...

Embarque no meu mundo particular, nos meus domínios, onde tudo o que quero é possível, aqui você vai encontrar o mundo de uma dona de casa louca, mas com muito glamour, vai viver comigo meu passado, meu presente e meu futuro, vai participar dos meus problemas, das minhas tempestades em copos d’ àgua, vai conhecer minhas decisões, opiniões, meus sonhos, minhas loucuras, minhas dúvidas e minhas bobeiras, verá que alguns dos meus dias são cinzas e nublados em compensação outros são multicoloridos...

Aqui na minha toca, você pode comentar, opinar, criticar, concordar ou discordar, (só não vale ofender), isso não significa que vou mudar de opinião ou atitude, sou teimosa, determinada, persistente, metódica, obstinada, contudo, também posso ser mutável, mas isso, só acontece por mim mesma, não mudo por nada, nem por ninguém. Cabeça dura, eu¿!¿...

Falo e faço sempre o que quero e o que penso, sem medo do que os outros vão dizer, já foi o tempo em que a opinião alheia, me incomodava. Já me senti o patinho feio, já fui Cinderela, agora sou uma pacata Rainha do lar, criando sua grande e amada prole.

Apaixonada por animais, ligada na leitura e na escrita, observadora e tagarela, contadora de histórias, às vezes, a minha se mistura ao texto, outras são meramente opiniões sobre aquilo que vejo e sinto, curiosa e inventiva, louca pela família, extravagante até a raiz, e simples de coração, é assim que me vejo.

Acho que o nome Rata, me cai bem! Por quê¿

Ora...porquê sim!!

Veja você mesmo, não se acanhe, entre e sinta-se à vontade, seja muito bem vindo!

As páginas da minha vida o aguardam de portas abertas !

Dona Rata

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"

"Eu me amo, não posso mais viver sem mim"
EU ?! EGOCÊNTRICA ??!! ...

SIMONE AUDREI /Dona Rata

SIMONE - Origem: Hebraico Significado: aquela que ouve. AUDREI - Origem: Teutônico Significado: diminutivo de Alda, que significa: velha, sábia e rica.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NÃO SE ACABE..." - O poder da resiliência.



Este post está escrito há alguns dias, mas não publiquei, achei meio auto-ajuda demais, porém ontem lendo uma postagem da Dama de Cinzas sobre este assunto,  resolvi publicá-lo. Aí vai ...
As pessoas tem o hábito de ficar comparando sua vida com a dos outros, e sempre a vida do outro aos nossos olhos, parece bem melhor.
A galinha do nosso vizinho é sempre mais gorda, a grama do vizinho é sempre mais verde, o carro do vizinho é mais caro, a casa do vizinho é maior, o emprego do vizinho é melhor, a mulher do vizinho é mais bonita, o vizinho é sempre mais feliz...


Mas as aparências enganam, ninguém tem ideia do que é a jornada do outro, todos temos nossos problemas, nossas dificuldades, a vida de ninguém é um eterno mar de rosas, ao contrário, enfrentamos muitas tempestades ao longo de nossas vidas.
Se pararmos para pensar um pouco, a vida de cada um daria um livro ou talvez um filme, quem sabe? Nossas vidas são recheadas de tudo um pouco, drama, romance, humor, suspense, sofrimento, dor, amor, risos, lágrimas ...


Enfim, uns tem muita história para contar, outros nem tanto. Uns enfrentam os desafios da vida de frente, encaram os obstáculos como mais um a superar, não se abatem com facilidade, são dotados de uma capacidade de superação notável ... caem, levantam e saem caminhando com passos firmes novamente.
Têm uma postura corajosa, um espírito de luta diante das intempéries da vida, vão sempre preparados para vencer com fé e esperança, não importando o quão intransponível for a dificuldade, não aceitam a derrota, cada barreira vencida é mais um triunfo. Para estas pessoas há sempre luz no fim do túnel. Elas externam  resiliência, ou seja, não que sejam invulneráveis ou inatingíveis diante dos embates da vida, mas conseguem neutralizar seus efeitos , resistindo, superando e se recuperando. Esta é uma forma sábia de viver.


Enquanto outras, passam a vida toda como meros espectadores, apenas assistem a vida passar, são vítimas vulneráveis dos estilhaços emocionais, dos episódios críticos e dolorosos que por vezes enfrentamos em nossas vidas. Se entregam com facilidade ao desespero a prostração, acreditam que desistir é mais fácil do que lutar. Agem como o avestruz, enfiando a cabeça num buraco.
Estas pessoas precisam reavaliar seus valores, suas atitudes, sua forma de encarar a força que dão às vivências mais difíceis da vida. Precisam exercitar sua resiliência, aprender a lidar com os agentes estressores, levantar sacudir a poeira das adversidade e dar a volta por cima, isso ajuda a viver melhor.


Entendo perfeitamente que é doloroso, enfrentamos grandes perdas, decepções, fatalidades, doenças, pressões,  traumas, conflitos, maus tratos, que deixam profundas marcas de sofrimento, mas precisamos ser resilientes, precisamos ter a capacidade de nos administrarmos emocional e espiritualmente, nos reerguendo depois de cada grande baque, transformando as cicatrizes em símbolos de aprendizado.
Devemos fazer como a Fênix, lendária ave da mitologia grega, ressurgir das nossas próprias cinzas. Devemos unir todas as nossas forças interiores, enxergar a vida com esperança e vontade, visualizar um futuro, ter um propósito, traçar novos objetivos, focar novas metas, descobrir novos horizontes, passar por um dramático renascimento, ressurgindo dos escombros e reencontrar o prazer de viver.
Devemos renovar para continuar, para prosseguir ...


O ser humano tem a brilhante capacidade de suportar tudo, de se regenerar, de tornar-se um sobrevivente, extraindo lições, tirando proveito destas experiências sofridas e dando a volta por cima. O poder da resiliência esta dentro de cada um de nós, basta colocarmos em prática.
As nossas experiências passadas, nos provam que somos mais do que capazes de nos recuperar a cada novo desafio, mesmo que sejam avassaladores.
Assim é a vida, quando um desafio termina, outro se inicia, e nós somos os únicos responsáveis por preservar, controlar e transformar nosso próprio destino.




Eu mesma, sei que muitos ao meu redor  invejam minha vida, pensam que vivo num castelo onde tudo é cor de rosa, mas as coisas não são bem assim.  Só eu sei a corda bamba que é minha vida e de quantas vezes já estive a beira do precipício e de quantas vezes já despenquei. Já passei e passo constantemente por inúmeros problemas, uns gravíssimos outros nem tanto, como todo mundo, a diferença é que tenho um companheiro com quem dividir e contar sempre que preciso e que também sabe, que pode contar comigo para o que der e vier, e assim vamos vivendo um dia de cada vez.

17 comentários:

  1. Si, deixa eu te contar... Me destes uma lição com esta postagem. Às vezes, diante dos problemas da vida, deixamos de agradecer as coisas boas porque estamos focados em lamentar as ruins. Acontece comigo, às vezes. Obrigada pela reflexão. Me fez ver que devo parar de chorar pelo leite derramado e sorrir pelo que há de bom a minha volta.

    Um beijo, Si!
    Te adoro.
    Débora.

    ResponderExcluir
  2. Querida Débora, que bom que minhas palavras serviram para te ajudar, nem que seja um tantinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Seu texto certamente contribui com isso para que muitas pessoas possam ter um olhar diferente sobre a vida e as coisas que circundam ela. Tenha certeza que sua publicação é uma contribuição riquíssima nesse sentido. Um grande beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Simone querida, hj em dia a tal da resiliência é fundamental em nossas vidas, pois como vc mesma colocou todos enfrentamos problemas, cada um sabe onde aperta e quando, mas ter em mente que tudo é passageiro e que estamos nesse mundo pra aprender é de grande ajuda, pois a vida é um eterno recomeço!

    bjokitas com master carinho meu ;)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela citação!

    Assim, nunca desejo o que os outros tem materialmente, sempre é algo ligado a essência. Acho que materialmente estou bem, e nesse ponto muita gente gostaria de estar no meu lugar... rs

    Concordo contigo que a vida de todo mundo tem problemas que desconhecemos completamente. As vezes vivendo lado a lado com a pessoa não sabemos a dimensão de suas dificuldades.

    E como disse lá no meu post e você aqui, existem as vítimas crônicas. Pessoas que se colocam em posição de coitadas e não há quem as tire dessa situação. Geralmente não dou muito papo pra gente assim!

    Acho que todos nós temos direito a cair, a se cansar, a recuar. Mas temos o dever de voltar e continuar assim que refeitos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Grande Dama, sei que é uma mulher forte e de caráter, e com toda certeza superará mais está fase que vem passando. Obrigada pelos seus comentários.
    Bj.

    ResponderExcluir
  7. Talvez, em decorrência da educação que tive, vivendo em uma família simples e que nada desejava dos outros, sempre tive essa conduta. Não conheço a inveja. Em casa, aprendemos que devemos lutar para conquistar nosso espaço e ser feliz com o que conseguirmos. Meu pai foi sábio e valorizava o interior, jamais dando importância a aparências.
    A vida sempre nos traz muitos desafios e caímos com frequência. Isso não é ser fracassado, porque nossa fase de aprendizagem não termina. Só nós mesmos conhecemos nossas dificuldades. O olhar de terceiros nos eleva, algumas vezes, a pódios dos quais estamos bem distantes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Meu Anjo..
    Agora, neste momento,
    onde quer que esteja,
    sinta o coração tranqüilo,
    a alma leve, a mente junto da luz.
    Sinta neste momento, o ar que te rodeia,
    a vida que pulsa perfeita em você.
    Não se descuide nunca!!!!
    Dê sempre a você, o melhor...
    aceitando a transformação dos tempos,
    aprendendo que a cada dia,
    muito está reservado para a você.
    Então, seja feliz agora..
    Seus lindos Sonhos realizados.
    Um final de semana lindo e abençoado.
    Sua Amizade Para Mim é Tudo.
    Bjs,,Evanir,,

    ResponderExcluir
  9. Simone
    Estou precisando tomar um pouco de pílulas de resiliência... "NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NÃO SE ACABE..." Continuo acreditando nesse poder. Excelente o texto, minha flor. Bjkas com hiper carinho!

    ResponderExcluir
  10. OI SIMONE....AMEI LER TEUS ESCRITOS...DÁ QUE PENSAR...NÉ,?.....AMEI A TUA VISITA....BOM FINAL DE SEMANA...TE DEIXO UM BEIJO............










    '

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga,
    Teu post se encaixa com o que penso,há pessoas com esse terrível hábito de julgar seus problemas sempre maiores que o dos outros.
    Só quem passa sabe a dor que causa,e julgar ao outro pelo que vc sente é a maior roubada.
    Inveja faz parte da vida e temos que aprender a conviver com ela,e fazer algo que nos impulsione a sermos melhores.
    Quem perde a oportunidade de se aperfeiçoar,está jogando no lixo a hora de ser de fato feliz.
    Que vc continue na jornada da vida,com essa cabeça boa que percebi ter!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Linda amiga,este texto é supremo,olhar as conquistas dos outros o melhor é se espelhar e não lamentar .Se lamento resolvesse as desgraças no mundo teria solução.Nada cai do céu,se o vizinho tem é porque lutou para conseguir,muitas vezes as duras penas.Cada um procure como se ajudar,e isto esta no crescimento principalmente a do espírito.Quem tem tudo fácil só no Congresso né?rsrsrsrs!!!(bricadeirinha).Mas seu texto serve para se pensar e rfletir sobre nosssa maneira de ver as coisas.Valeuuuuuuuuuuu!!!!.
    Obrigadão por vc estar sempre no meu cantinho e comentando os meus posts.Te adoro viu amiga, tenha um lindo fim de semana junto aos seus com muita paz e alegrias.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Simone, querida,
    Seu texto é absolutamente completo e daria show em muitos artigos de auto-ajuda, pois tem como base experiência de vida.
    Muitas pessoas são invejadas pelo seu status ou
    condição financeira, mas trocariam de lugar, sem pestanejar, com o invejoso, haja vista
    a carga de sofrimentos por que passam.
    Todos nós temos o nosso lugar no mundo, mas nada
    nos cai às mãos. O certo é lutar pelo que se quer e contentar-se com o que se pode ter.
    Tenha um lindo final de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Vim aqui agradecer os cumprimentos deixados no blog da Ma (Arte em Cerâmica).
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Querida Rata! Hui... Simone, me enganei! rsrs.
    Adorei este teu escrito. Concordo plenamente com o que nele fala.

    Um beijo grande em tua alma e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  16. Eu trabalho num ambiente em que há muito "olho gordo". É preciso se cuidar.

    Acredito que as dificuldades deveriam servir para te ensinar e fortalecer. Deus nos coloca algumas vezes no deserto para isso, para provarmos nossa fé e aprendermos a sair dele mais fortes!

    Se o carro do meu vizinho é mais caro, e eu o desejo, então está na hora de eu lutar para ter o mesmo sucesso que o dele!

    Todas as pessoas deviam pensar assim, mas infelizmente não.

    Muito legal o assunto abordado!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Audrey, ontem eu ouvi esta frase, diante da minha postura com uma amiga.
    Ela veio repetir a mesma hisória, por mim já ouvida, se colocando de vitima..etc.
    Su precisava ser sincera com ela. Talvez devesse ter me silenciado, mas pensei..amiga fala..
    e falei até demais.. me arrependo..

    E ela me disse justamente isso: Vc diz isso pq
    vc não tem problema. q vc vive bem..etc..

    As vezes as pssoas não estão prontas para ouvir as verdades.

    E as vezes pensamos que temos o direito de apontar nossas verdades as pessoas. Fazendo uma uto critica, acho que deveria ter me silnciado!

    Bj

    Ma

    ResponderExcluir